A lubrificação industrial é uma operação que consiste na aplicação do fluido lubrificante entre partes móveis de uma máquina com o objetivo principal de diminuir o atrito sólido e substituí-lo por um atrito fluido, que gasta bem menos energia e causa bem menos desgastes. A lubrificação é uma das principais etapas no processo de manutenção de máquinas industriais e automotivas. Deve ser entendida e praticada para garantir a vida útil dos componentes e o desempenho dos equipamentos.
Todo esse processo é feito com o lubrificante industrial, que é uma substância que, quando aplicada entre duas superfícies – uma fixa e uma móvel ou duas superfícies móveis – é capaz de formar uma película protetora. Essa camada tem a função de reduzir o atrito entre as superfícies em contato.
O fluido lubrificante funciona como vedação e também como transmissor de forças entre as diversas partes móveis do motor ou engrenagem. Além disso, os lubrificantes têm a função de regular as trocas de calor entre os materiais que compõem as peças – isso é refrigeração; minimizar vibrações e ruídos; prevenir oxidação e corrosão e limpar engrenagens. Portanto, os lubrificantes são extremamente importantes para o bom andamento do processo industrial e para o prolongamento da vida útil dos equipamentos.
Classificamos os lubrificantes industriais conforme o estado físico. Sendo assim, são:
1. Lubrificante líquido: é composto por óleo básico e aditivo. Utilizado principalmente em aplicações que exigem alta velocidade e alta carga. Apresenta baixa viscosidade e, como resultado, baixa perda por atrito. Usar lubrificante líquido também produz baixa elevação de temperatura nos componentes do sistema de transmissão.
2. Lubrificante pastoso ou graxa: é uma substância pastosa composta por óleo básico, aditivos e espessantes, que são particulados sólidos que tem a função de aumentar a viscosidade dos óleos. É um dos lubrificantes mais versáteis na lubrificação industrial.
3. Lubrificante sólido: é aplicado entre as superfícies das peças que trabalham em atrito. Como resultado, consegue se deformar sob cisalhamento com mais facilidade que as superfícies. Dessa forma, é utilizado em condições extremas. A durabilidade é incrementada pela adição de elementos aglomerantes que provêm um filme mais espesso e resistente.
4. Lubrificante gasoso: utilizado quando há camadas extremamente finas. Os gases normalmente usados como lubrificantes são o nitrogênio e o hélio. Devido à sua baixa viscosidade, produz baixíssimo atrito entre as peças. Além disso, permite o uso numa ampla faixa de temperatura.
O lubrificante industrial tem diversas funções cruciais para o bom funcionamento da linha ou ciclo de produção. Além da redução de atrito, o fluido lubrificante age como refrigerante, transmissor de forças, proteção e monitoramento do status de saúde do equipamento. A lubrificação é uma das protagonistas no maquinário industrial, seu uso é fundamental para garantir o desempenho correto dos ativos, evitando falhas e desalinhamentos.