Ao trabalharmos com a indústria e máquinas, precisamos manter as manutenções e qualquer cuidado necessário para que o maquinário funcione da melhor maneira. Por isso, atualmente podemos contar com o sistema de lubrificação centralizada. Um sistema que diminuiu de forma significativa as paradas do maquinário.
A lubrificação centralizada, também conhecida como automática, constitui-se basicamente por distribuidores e por uma bomba.
O lubrificante é dosado e bombeado seriada e progressivamente, evitando a lubrificação insuficiente e excessiva. A quantidade de óleo para a implantação do sistema pode variar muito de máquina para máquina. No entanto, mesmo assim, é possível definir previamente a quantidade e depois monitorá-la.
A existência de um grande número de pontos de difícil acesso ou de pontos de lubrificação é outro motivo para se instalar sistemas centralizados, por efetuarem a lubrificação de modo confiável e preciso com poucos recursos humanos.As bombas podem ser hidráulicas, elétricas, manuais ou pneumáticas e são definidas de acordo com a especificação do projeto. Determinadas válvulas dosadoras também auxiliam na regulação da quantidade de produto. O mais recomendado é que um profissional seja responsável por isso.
As bombas podem ser hidráulicas, elétricas, manuais ou pneumáticas e são definidas de acordo com a especificação do projeto. Determinadas válvulas dosadoras também auxiliam na regulação da quantidade de produto. O mais recomendado é que um profissional seja responsável por isso.
Esse é um sistema que oferece diversas vantagens a quem usa. Contudo, ainda há muita resistência no meio industrial quanto à lubrificação centralizada. E isso se deve pelo senso comum de achar que o investimento em sistemas ou prevenção seja mais caro ou pelo pouco conhecimento que se tem acerca das máquinas usadas.
A mudança para a Lubrificação Centralizada tem diversos benefícios. Veja alguns deles:
- Evita a lubrificação insuficiente ou excessiva;
- Prolonga a vida útil dos maquinários;
- Dispensa a parada dos equipamentos para ser realizado;
- Aumento na produtividade;
- Redução de riscos e acidentes;
- Excelente custo-benefício quando comparado à lubrificação manual;
- Minimiza os desgastes das peças.
Por fim, como tudo é feito de forma automatizada, o consumo é totalmente otimizado em níveis ideais, sem haver desperdícios ou excessos. A otimização do consumo de lubrificantes também vai auxiliar de modo significativo o setor de compras, que vai poder calcular a demanda de graxas e de óleos com mais certeza para os equipamentos que são abastecidos pela lubrificação centralizada.